
O movimento que modificou profundamente o mundo, marcando o início da Idade Contemporânea, difundindo conceitos como cidadania e direitos.

Como foi o processo de independência das ex-colônias espanholas na América do Sul, a onda libertadora que constituiu a América Latina tal qual a conhecemos hoje.

Como as diferenças dos modelos de colonização distanciaram ainda mais os projetos políticos das ex-colonias inglesas na América, resultando no evento que fundiu os Estados Unidos numa única nação.

O período entre a abdicação de Dom Pedro I e a coroação de Dom Pedro II, quando, pela primeira vez, os brasileiros comandaram o Brasil.

A consolidação da Independência do Brasil e sua afirmação no cenário internacional.

As crises da Monarquia precipitam um golpe que cria a nossa República Federativa dos Estados Unidos do Brasil (conforme o modelo dos EUA).

Como a corrida industrial levou ao acirramento entre potências, numa escalada de violências nunca antes sequer imaginada.

A Grande Guerra exauriu o Grande Império Russo e levou a primeira grande revolução socialista da História.

O mundo ainda se recupera dos sustos com a Grande Guerra e com a Revolução Russa de 1918, quando no Brasil as elites enfrentam graves tensões sociais.

A Grande Guerra, o Tratado de Versalhes, Crise de 1929 e o avanço do Socialismo combinados favorece o aparecimento e crescimento de Regimes Totalitários.

Com as alianças políticas ruindo, as elites brasileiras não conseguem garantir a ordem, favorecendo a ascensão do populismo no Brasil e a chegada de Vargas na presidência.

O Brasil envia tropas para enfrentar o fascismo na Europa enquanto é governado por um populista que flertou com o fascismo.

O colapso econômica que se iniciou nos Estados Unidos e abalou o mundo inteiro, em 1929.

A resistência negra no Brasil se inicia junto com a escravidão, mas na República Velha ganha força e voz.

A Grande Guerra terminou como começou, com diferenças e rivalidades, o que só potencializou um novo e bem maior conflito.

Após a Segunda Guerra Mundial, duas novas identidades se chocavam, o Capitalismo e o Socialismo, quase levanto ao fim da Humanidade.

A Grande Guerra exauriu o Grande Império Russo e levou a primeira grande revolução socialista da História.

As transformações sociais e econômicas que marcaram o Século XX e definiram os rumos da cultura de massa do Século XXI.

Os efeitos da Guerra Fria e as tradições políticas regionais possibilitaram a proliferação de Ditaduras na América Latina.

Os reflexos das tensões internacionais interferiram na economia, política e sociedade do Brasil nas décadas de 60 a 80.

A transição da ditadura para a democracia e as transformações do Brasil nos anos 80, 90 e 2000.

Os resultados das corridas armamentista e espacial formaram um mundo de tensões e desigualdades, que resulta no Terrorismo.
2020nosfazemoshistoria.com.br
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.